AVALIAÇÃO DE LINGUA PORTUGUESA
NOME: _______________________________________ SÉRIE: 3º Ano ____ NOTA: _______
DATA: _____/____/11 PROFA. Socorro Batista
CONTEUDO PROGRAMATICO DE AVALIAÇÃO: MODERNISMO, QUESTÕES INTERPRETATIVAS E ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
1 – (CESGRANRIO) Assinale a opção em que se alteram sentido da oração “porque o gênio de um não se confunde com o do outro”.
- Não obstante o gênio de um com o do outro
- Por não se confundir o gênio de um com o do outro
- Uma vez que o gênio de um não se confunde com o do outro
- Porquanto o gênio de um não se confunde com o do outro
- Em vista de o gênio de um não se confundir com o do outro
2 - (UFFR) Na frase “Se eu te amasse, morreria”, classifique as orações, pela ordem em que se encontram:
Primeira oração segunda oração
- subord. adv. concessiva principal
- subord. adv. condicional principal
- subord. adjetiva coord. adversativa
- subord. subst. subjetiva coord. assindética
- principal coord. Sindética
3 - (ESAN) Na frase “Como anoitecesse, recolhi-me pouco depois e deitei-me.” (Monteiro Lobato):
A oração destacada é:
- oração coordenada sindética explicativa
- oração subordinada adverbial causal.
- oração subordinada adverbial conformativa
- oração subordinada adjetiva explicativa
- oração subordinada adverbial final
4 - (FUND. LUSÍADA) No período:
“Procederam segundo ordenava a lei”, existe uma oração subordinada:
- consecutiva
- conformativa
- condicional
- causal
- concessiva
5 – (FUVEST) No período “Ainda que fosse bom jogador, não ganharia a partida”, a oração destacada encerra idéia de:
- causa
- concessão
- fim
- condição
- proporção
6 – (PUC/CAMPINAS) “Nunca chegará ao fim, por mais depressa que ande”.
A oração destacada é:
- subordinada adverbial causal
- subordinada adverbial concessiva
- subordinada adverbial condicional
- subordinada adverbial consecutiva
- subordinada adverbial comparativa
7 - (UFSC) Assinale a oração subordinada adverbial final:
- “... mal o sol havia raiado, Pedrinho entrou em casa...”
- “Nos dias que se seguiram foram aparecendo as folhas”.
- “Uma tarde, ao voltar da sanga, Ana viu Maneco Terra e o neto...”
- “Depois viraram a terra, trabalhando de sol a sol.”
- “... Maneco e Antonio aprontaram a terra para plantar o trigo.”
8 - (FCC-BA) Fazendo um paralelo entre Os Sertões, de Euclides da Cunha, e Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, pode-se afirmar:
a. Em ambas as obras predomina o espírito científico, sendo analisados aspectos da realidade brasileira.
b. Ambas têm por cenário o sertão do Brasil setentrional, sendo numerosas as referências à flora e à fauna.
c. Ambas as obras, criações de autores dotados de gênio, muito enriqueceram a nossa literatura regional de ficção.
d. Ambas têm como principal objetivo denunciar o nosso subdesenvolvimento, revelando a miséria física e moral do homem do sertão.
e. Tendo cada uma suas peculiaridades estilísticas, são ambas produto de intensa elaboração de linguagem.
a. Em ambas as obras predomina o espírito científico, sendo analisados aspectos da realidade brasileira.
b. Ambas têm por cenário o sertão do Brasil setentrional, sendo numerosas as referências à flora e à fauna.
c. Ambas as obras, criações de autores dotados de gênio, muito enriqueceram a nossa literatura regional de ficção.
d. Ambas têm como principal objetivo denunciar o nosso subdesenvolvimento, revelando a miséria física e moral do homem do sertão.
e. Tendo cada uma suas peculiaridades estilísticas, são ambas produto de intensa elaboração de linguagem.
9 - (UNITAU-SP) "Só ele não fala, não canta, não ri, não ama. Só ele, no meio de tanta vida, não vive.”
Os comentários acima são endereçados por Monteiro Lobato:
a. ao nordestino.
b. ao menor.
c. ao sertão.
d. ao caboclo.
e. ao paulistano.
Os comentários acima são endereçados por Monteiro Lobato:
a. ao nordestino.
b. ao menor.
c. ao sertão.
d. ao caboclo.
e. ao paulistano.
11. (CESESP-PE)
"Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
Mais vasto é meu coração."
Nessa estrofe, o poeta:
a) Deixa claro que desejaria mudar de nome.
b) Declara que seu nome é sonoro por causa da rima.
c) Afirma que a questão central não é o nome e sim a sua origem.
d) Tem dúvida quanto ao tamanho do seu coração.
e) Sugere que a atividade poética não consiste apenas em "fazer rimas"
12 – Que ano a Semana de Arte Moderna teve início:
- 1922
- 1892
- 1792
- 1978
13 - (Unaerp-SP) Leia o trecho do poema de Álvaro de Campos, heterônimo pessoa, e, em seguida, selecione a opção que traz duas características da obra do autor evidentes no texto.
Eu é que sei. Coitado dele!
Que bom poder me revoltar num comício
dentro da minha alma.
Mas até nem parvo sou!
Nem tenho a defesa de poder ter opiniões sociais.
Não tenho mesmo defesa nenhuma: sou lúcido.
Não me queiram converter a convicção: sou lúcido.
Já disse: sou lúcido
Nada de estéticas com o coração: sou lúcido.
Merda! Sou lúcido!
a) aceitação da ordem social e comiseração;
b) emoção e ambição social;
c) indiferença e incerteza;
d) lucidez e linguagem irreverente;
e) inteligência e parvoíce.
14 - Quem escreveu o livro Jeca Tatu, Vou embora para Pasárgada, No meio do caminho tinha uma pedra são respectivamente de:
- Lima Barreto, Augusto dos Anjos, Monteiro Lobato
- Monteiro Lobato, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade
- Carlos Drummond de Andrade, augusto dos Anjos e Lima Barreto
- Tarsila do Amaral, Mario de Andrade, Carlos Drummond de Andrade
- Nenhuma das alternativas está correta.
15 - (Enem-MEC) “Poética, de Manuel Bandeira, é quase um manifesto do movimento modernista brasileiro de 1922. No poema, o autor elabora crítica e propostas que representam o pensamento estático predominante na época.
Com base no poema, podemos afirmar corretamente que o poeta:
a) critica o lirismo louco do movimento modernista.
b) critica todo e qualquer lirismo na Literatura.
c) propõe o retorno ao lirismo do movimento romântico.
d) propõe o retorno ao lirismo do movimento clássico.
e) propõe a criação de um novo lirismo.
16 - (FAUS-SP) Criador da literatura infantil brasileira. Criticado por seu agnosticismo, pois era influenciado pelo evolucionismo, positivismo e materialismo de fins do século passado.
a. Monteiro Lobato
b. Jorge de Lima
c. Rui Barbosa
d. José de Anchieta
e. José Lins do Rego
a. Monteiro Lobato
b. Jorge de Lima
c. Rui Barbosa
d. José de Anchieta
e. José Lins do Rego
3 comentários:
Oi! gOSTEI MUITO DAS QUESTÕES ABORDADAS NA AVALIAÇÃO GLOGAL DE LINGUA PORTUGUESA DO 3º ANO. DESSA FORMA, GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO DA QUESTÃO DE NUMERO TREZE. OBRIGADA E PARABENS PELO SEU TRABALHO.
Gabarito
(UFSC) Assinale a oração subordinada adverbial final
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