AVALIAÇÃO DE LINGUA PORTUGUESA DA ESCOLA FRANCISCO HOLANDA MONTENEGRO
Nome: ______________________________ Série: ________ Nº_______ Data: _______/_______/________ Profa. Socorro Batista
01. (UFRGS-RS) Lima Barreto é um autor que se caracteriza por criar tipos:
a. rústicos, ligados ao campo.
b. aristocratas, ligados ao campo.
c. aristocratas, ligados à cidade.
d. burgueses, ligados à cidade.
e. populares, ligados ao subúrbio.
02. (PUC-RS) Na figura de....., Monteiro Lobato criou o símbolo do brasileiro abandonado ao seu atraso e miséria pelos poderes públicos.
a. O Cabeleira
b. Jeca Tatu
c. João Miramar
d. Blau Nunes
e. Augusto Matraga
03. (PUC-RS) A obra pré-modernista de Euclides da Cunha situa-se entre a..... e a ..... .
a. História - Psicologia
b. Geografia - Economia
c. Literatura - Sociologia
d. Arte - Filosofia
e. Teologia - Geologia
04. (FAUS-SP) Criador da literatura infantil brasileira. Criticado por seu agnosticismo, pois era influenciado pelo evolucionismo, positivismo e materialismo de fins do século passado.
a. Monteiro Lobato
b. Jorge de Lima
c. Rui Barbosa
d. José de Anchieta
e. José Lins do Rego
a. rústicos, ligados ao campo.
b. aristocratas, ligados ao campo.
c. aristocratas, ligados à cidade.
d. burgueses, ligados à cidade.
e. populares, ligados ao subúrbio.
02. (PUC-RS) Na figura de....., Monteiro Lobato criou o símbolo do brasileiro abandonado ao seu atraso e miséria pelos poderes públicos.
a. O Cabeleira
b. Jeca Tatu
c. João Miramar
d. Blau Nunes
e. Augusto Matraga
03. (PUC-RS) A obra pré-modernista de Euclides da Cunha situa-se entre a..... e a ..... .
a. História - Psicologia
b. Geografia - Economia
c. Literatura - Sociologia
d. Arte - Filosofia
e. Teologia - Geologia
04. (FAUS-SP) Criador da literatura infantil brasileira. Criticado por seu agnosticismo, pois era influenciado pelo evolucionismo, positivismo e materialismo de fins do século passado.
a. Monteiro Lobato
b. Jorge de Lima
c. Rui Barbosa
d. José de Anchieta
e. José Lins do Rego
05. (UFR-RJ)
"Crítico feroz do Modernismo, grande incentivador da disseminação da cultura, defensor dos valores e riquezas nacionais; conhecido, particularmente, pela sua grande obra infantil, em que se destacam os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo." O nome do autor a que se refere a afirmativa acima é:
a. Lima Barreto
b. José Lins do Rego
c. Monteiro Lobato
d. Mário de Andrade
e. Cassiano Ricardo
06. (UFR-RJ) O autor de Triste fim de Policarpo Quaresma é um pré-modernista e aborda em seus romances a vida simples dos pobres e dos mestiços. Reveste o seu texto com a linguagem descontraída dos menos privilegiados socialmente.
O autor descrito acima é:
a. Euclides da Cunha
b. Graça Aranha
c. Manuel Bandeira
d. Lima Barreto
e. Graciliano Ramos
"Crítico feroz do Modernismo, grande incentivador da disseminação da cultura, defensor dos valores e riquezas nacionais; conhecido, particularmente, pela sua grande obra infantil, em que se destacam os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo." O nome do autor a que se refere a afirmativa acima é:
a. Lima Barreto
b. José Lins do Rego
c. Monteiro Lobato
d. Mário de Andrade
e. Cassiano Ricardo
06. (UFR-RJ) O autor de Triste fim de Policarpo Quaresma é um pré-modernista e aborda em seus romances a vida simples dos pobres e dos mestiços. Reveste o seu texto com a linguagem descontraída dos menos privilegiados socialmente.
O autor descrito acima é:
a. Euclides da Cunha
b. Graça Aranha
c. Manuel Bandeira
d. Lima Barreto
e. Graciliano Ramos
07. Observe as frases e reescreva aquela em que deve ser colocado o acento indicativo de crase, justificando seu emprego.
a) Fui a pé ao colégio.
b) Fui a padaria para minha mãe.
c) Não falei a ninguém sobre o assunto.
08. Complete as frases com pronome relativo adequado.
a) Na hora pensei que fosse algum amigo .... eu não conhecesse. (Fernando Sabino)
b) Saiu como ....... não quer nada.
c) Vamos à cidade .......... eu vivi até os 18 anos.
d) Guardaram para nós o mesmo carinho com .............. tinham recebido os estrangeiros.
e) Fixei os olhos nas flores, ......... cores me impressionaram.
09. Junte as duas orações num só período, usando o pronome relativo adequado.
a) A caneta é de plástico. Nós compramos a caneta.b) A casa é azul. Eu nasci nessa casa.
c) O menino está doente. O pai do menino é escritor.
d) O aluno estudou. O aluno fará a prova com facilidade.
e) A cantora lançou um novo disco. Nós gostamos muito da cantora.
10. Das cinco frases a seguir, duas não estão adequadas à regência verbal recomendada pela variedade culta da língua. Assinale-as.
a) Ele jamais ousaria desobedecer ao pai.
b) Ele jamais ousaria desobedecer à mãe.
c) As crianças preferem mais as festas do que os passeios.
d) É inacreditável alguém simpatizar com aquele político arrogante.
e) Meu amigo aspirava o cargo de gerente.
11. Re-escreva as frases, substituindo o verbo em destaque pelo indicado nos parênteses. Faça as adaptações necessárias para adequar a regência verbal à norma culta.
a) Os animais amestrados respeitam os seus treinadores. (obedecer)
b) Por que você não ficou no clube ontem? (ir)
c) A miséria mundial atingiu uma situação trágica. (chegar)
12. Complete as orações adjetivas com:
a que - em que - de que
a) O carro ........ viajávamos quebrou.
b) O livro ...... falamos está esgotado.
c) Não havia peça teatral ...... ele não assistisse
d) As coisas ....... gostamos são muitas.
e) O colégio ...... estudamos é especial
Para responder aos testes 13 a 14, leia o texto que segue.
A conhecida fábula da formiga e da cigarra é um exemplo perfeito para demonstrarmos a percepção que muitos têm da publicidade.
Convém, pois, relembrá-la aqui. A história conta que a formiga trabalhou o ano inteiro, juntando provisões para enfrentar o inverno, época na qual não poderia sair de casa e enfrentar o rigor do frio. A cigarra, por sua vez, comportando-se de forma oposta, cantou o tempo todo, vindo a sofrer no inverno, quando não tinha como se proteger do frio, nem comida para se alimentar.
A interpretação tradicional dessa fábula nos ensina, de maneira maniqueísta, que a formiga trabalha e é previdente, ao passo que a cigarra apenas canta e, portanto, merece passar pelas adversidades.
Cabe, no entanto, uma outra interpretação, em que associamos o trabalho da formiga ao canto da cigarra numa relação de simbiose. Nesse caso, as duas personagens trabalham. A formiga se desdobra, mostrando enorme capacidade de mobilização e um poder de organização modelar. Já a cigarra atua de outra forma: o canto é seu trabalho. E é por intermédio do canto que ela divulga o labor da formiga e, inclusive, a estimula a mover-se
Sob esse ponto de vista, podemos comparar as várias etapas do trabalho da formiga ao marketing. E o canto da cigarra, à propaganda. (...) a interpretação tradicional é aquela que predomina e impõe à publicidade uma "imagem" que não corresponde à realidade, mas apenas à sua aparência. Assim, a cigarra incorpora o mal e, por isso, pode ser atacada facilmente; a formiga representa o bem, e, portanto, deve ser poupada. Aparência e realidade se confundem na percepção coletiva e dão à propaganda o papel de vilã, aliada principal do capitalismo na reprodução de sua ideologia pelos meios de comunicação de massa.
João Carrascoza, Estudos sobre a retórica do consumo.
13. A respeito do texto transcrito, leia as afirmações abaixo.
I. Segundo o texto, a interpretação tradicional de "A cigarra e a formiga" representa metaforicamente o que efetivamente ocorre com a propaganda e o marketing: enquanto a primeira merece os males aos quais é exposta, o segundo tem extrema capacidade de trabalho.
II. De acordo com o autor do texto, a formiga da fábula é mais merecedora de benefícios do que a cigarra, uma vez que representa o mundo do trabalho.
III. Fazendo uso de um termo referente ao campo semântico dos animais, o texto defende que há uma "simbiose" entre a cigarra e a formiga ou, metaforicamente, entre a propaganda e o marketing.
IV. O autor do texto se contrapõe à visão maniqueísta a respeito da propaganda, que a julga como aliada do capitalismo.
São corretas as afirmações:
a. I e II.
b. II e III.
c. III e IV.
d. II, III e IV.
e. I e IV.
14. Assinale a alternativa que apresente a opinião do autor do texto transcrito.
a. "a formiga trabalha e é previdente, ao passo que a cigarra apenas canta e, portanto, merece passar pelas adversidades." [3.o parágrafo]
b. "associamos o trabalho da formiga ao canto da cigarra numa relação de simbiose." [4.o parágrafo]
c. "A formiga se desdobra, mostrando enorme capacidade de mobilização e um poder de organização modelar." [4.o parágrafo]
d. "a cigarra incorpora o mal e, por isso, pode ser atacada facilmente; a formiga representa o bem, e, portanto, deve ser poupada." [6.o parágrafo]
e. "Aparência e realidade se confundem na percepção coletiva e dão à propaganda o papel de vilã" [6.o parágrafo]
15. No período "Convém, pois, relembrá-la aqui.", o termo destacado estabelece relação de:
a. explicação
b. conclusão
c. exemplificação
d. conformidade
e. consequência
16. Assinale abaixo a única frase que apresenta exatamente o mesmo sentido do período "A interpretação tradicional dessa fábula nos ensina, de maneira maniqueísta, que a formiga trabalha e é previdente, ao passo que a cigarra apenas canta e, portanto, merece passar pelas adversidades."
a. De maneira maniqueísta, a interpretação tradicional dessa fábula nos ensina que a formiga trabalha e é previdente, ao passo que a cigarra apenas canta e, portanto, merece passar pelas adversidades.
b. A interpretação tradicional dessa fábula nos ensina que a formiga trabalha de maneira maniqueísta e é previdente, ao passo que a cigarra apenas canta e, portanto, merece passar pelas adversidades.
c. A interpretação tradicional dessa fábula nos ensina que a formiga trabalha e é previdente, ao passo que a cigarra, de maneira maniqueísta, apenas canta e, portanto, merece passar pelas adversidades.
d. A interpretação tradicional dessa fábula nos ensina que a formiga trabalha e é previdente, ao passo que a cigarra apenas canta e, portanto, de maneira maniqueísta, merece passar pelas adversidades.
e. A interpretação tradicional dessa fábula nos ensina que a formiga trabalha e é previdente, ao passo que a cigarra apenas canta e, portanto, merece passar pelas adversidades de maneira maniqueísta.
Leia a sinopse do filme "A Vítima Suspeita", publicada no site de um canal de TV, para responder aos testes 17 e 18.
Jovem mãe torna-se suspeita pelas autoridades depois de informá-las sobre o seqüestro de seu bebê. Ela deve encontrar os culpados para poder livrar-se desta situação.
17. A preposição "por" em "torna-se suspeita pelas autoridades" não é a mais adequada para indicar a ideia de que o relato da jovem mãe sobre o sequestro do filho a comprometeu frente às autoridades. Assinale a única frase em que não se corrigiu o equívoco do texto original.
a. Jovem mãe é considerada suspeita pelas autoridades.
b. Jovem mãe torna-se suspeita para as autoridades
c. Jovem mãe passa a ser suspeita segundo as autoridades.d. Jovem mãe é julgada suspeita em função das autoridades.
e. Jovem mãe transforma-se alvo da suspeita das autoridades.
18. Observe as hipóteses de desenvolvimento para a oração subordinada adverbial reduzida presente em "Ela deve encontrar os culpados para poder livrar-se desta situação".
I. ainda que possa se livrar desta situação
II. de modo que possa se livrar desta situação
III. para que possa se livrar desta situação
O desenvolvimento sugerido e a circunstância expressa estão corretos apenas em
a. I - concessão.
b. II - consequência.
c. III - finalidade.
d. II - finalidade.
e. III - conformidade.
19. Leia o seguinte comentário do crítico Alfredo Bosi sobre o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis.
Bento não vê na bem - amada olhos enviesados para os lados ou para baixo; vê olhos de ressaca, intuição perturbadora, metáfora sugestiva que transfere para as vagas do mar, do mar que voltará tragando Escobar, o fluxo e o refluxo do olhar, figura da vontade de viver e de poder, uma só energia latente naquela mulher, "mais mulher do que eu era homem", como Bentinho admite na sua confissão de fraqueza que inverte a posição de classe e a faz esquecida ou inoperante.
O enigma do olhar.
Sobre o texto transcrito, assinale a alternativa incorreta.
a. Na primeira oração do trecho, o crítico refere-se, indiretamente, à expressão "olhos de cigana oblíqua e dissimulada", criada por José Dias.
b. De acordo com Alfredo Bosi, a metáfora "olhos de ressaca" sugere a perturbação sentida por Bentinho diante de uma mulher poderosa e voluntariosa.
c. O texto faz referência tanto à primeira quanto à segunda ocorrência da imagem "olhos de ressaca" na obra, relativa ao velório de Escobar.
d. "Capitu era mais mulher do que eu era homem" é uma frase a que o crítico se refere e que fora proferida pelo narrador para sugerir as dúvidas que o atormentavam.
e. O fato de Capitu ser "mais mulher" do que Bentinho "era homem" é vista, pelo crítico, como capaz de subverter a hierarquia social. O relogio não fez a leitura da aluna porque suas digitais são de baixa qualidade em que se inscrevem essas personagens.
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