sexta-feira, 30 de setembro de 2011

AVALIAÇÃO GLOBAL DE LINGUA PORTUGUESA - 2° ANO A


AVALIAÇÃO DE LINGUA PORTUGUESA
NOME: _______________________________________ SÉRIE: 2º Ano ____ NOTA: _______
DATA: _____/____/11 PROFA. Socorro Batista

CONTEUDO PROGRAMATICO DE AVALIAÇÃO: SIMBOLISMO, QUESTÕES INTERPRETATIVAS E GRAMÁTICA DIVERSA


1 - Quem escreveu Broqueis e Missal?
  1. Cesário Verde
  2. Casimiro de Abreu
  3. Machado de Assis
  4. Cruz e Sousa
  5. Camilo Pessanha
02. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que a preposição com traduz uma relação de instrumento:
      a) "Teria sorte nos outros lugares, com gente estranha."
      b) "Com o meu avô cada vez mais perto de mim, o Santa Rosa seria um inferno."
      c) "Não fumava, e nenhum livro com força de me prender."
      d) "Trancava-me no quarto fugindo do aperreio, matando-as com jornais."
      e) "Andavam por cima do papel estendido com outras já pregadas no breu."


03 - (UFPA) No trecho: “(O Rio) não se industrializou, deixou explodir a questão social, fermentada por mais de dois milhões de favelados, e inchou, à exaustão, uma máquina administrativa que não funciona...”, a preposição a (que está contraída com o artigo a) traduz uma relação de:
a) fim
b) causa
c) concessão
d) limite
e) modo
4 - Observe o texto abaixo e responda o que se pede:
Canção do Exílio” (1843)
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossas flores têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Quem é o autor deste célebre poema?
( ) Alvares de Azevedo
( ) Gonçalves de Magalhães
( ) Carlos Drummond de Andrade
( ) Gonçalves Dias

Leia o texto e responda as questões abaixo:

José

I
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?

II
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo mofou,
e agora, José?

III
E agora, José?
sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio – e agora?

IV
Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta,
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?

V
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...
Mas você não morre,
você é duro, José!

VI
Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para te encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José?
José, para onde?

Carlos Drummond de Andrade

5 – (PUCC-SP) José teria, segundo o poeta, possibilidades de alterar seu destino. Essas possibilidades estão sugeridas:
  1. na 5ª e 6ª estrofes
  2. na 1ª, 2ª e 3ª estrofes
  3. na 3ª, 4ª e 6ª estrofes
  4. na 4ª e 5ª estrofes
6 - (PUCC-SP) Para o poeta, José só não é:
  1. alguém realizado e atuante
  2. um solitário
  3. um joão-ninguém frustrado
  4. alguém sem objetivo e desesperançado
7 - (PUCC-SP) José é abandonado. Essa idéia está bem traduzida:
  1. na 4ª estrofe
  2. na 5ª estrofe
  3. no 12º, 13º e 14º versos da 2ª estrofe e nos sete primeiros da 6ª estrofe
  4. no 8º e 9º versos da 1ª estrofe
8 - (PUCC-SP) “A noite esfriou” é um verso repetido. Com isso, o poeta deseja:
  1. deixar bem claro que José foi abandonado porque fazia frio
  2. traduzir a idéia de que José sentiu frio porque anoiteceu
  3. exprimir que, após o término da festa, a temperatura caíra
  4. intensificar o sentimento de abandono, tornando-o um sofrimento quase físico
  5. n.d.a
9 - (PUCC-SP) O verso que exprime concisamente que José é “ninguém” é:
  1. você que faz versos”
  2. a festa acabou”
  3. você que é sem nome”
  4. que zomba dos outros”
  5. n.d.a
10 - (PUCC-SP) O verso que expressa essencialmente à idéia de um José sem norte é:
  1. José, para onde?”
  2. sozinho no escuro”
  3. mas você não morre”
  4. E tudo fugiu”
11 - Foi no romance ____________ que Aluísio Azevedo atinou de fato com a fórmula que se ajustou ao seu talento. Não montou um enredo em função de pessoas, mas de cenas coletivas de tipos psicologicamente primários:
  1. O Homem
  2. A Mortalha de Alzira
  3. Uma Lágrima de Mulher
  4. O Cortiço
12. Nasceu no Maranhão em 1857 e morreu em Buenos Aires, em 1913. Foi caricaturista, romancista, teatrólogo, diplomata. Projetou-se em 1881, quando publicou O Mulato, primeiro romance naturalista da literatura brasileira; um romance de tese, no qual analisa a marginalidade do mulato brasileiro. O autor a que se refere o texto é:
  1. Aluísio Azevedo
  2. Raul Pompéia
  3. Álvares de Azevedo
  4. Júlio Ribeiro
13. Capitu revela um sentimento inconfessável pelo defunto, diverso da piedade e do amor ao próximo. O marido, narrador obcecado pela esposa, observa-lhe todos os gestos e desvenda neles:
  1. o assassinato
  2. o ciúme patológico de Capitu
  3. o adultério
  4. o amor entre Sancha e Capitu
14. Associe:
1. O Mulato
2. A Carne
3. A Normalista
4. Dom Casmurro

( ) Machado de Assis
( ) Adolfo Caminha
( ) Júlio Ribeiro
( ) Aluísio Azevedo

a) 4, 3, 2, 1
b) 4, 3, 1, 2
c) 3, 4, 2, 1
d) n. d. a.

15. Assinale a alternativa em que está incorreta a relação autor - obra-personagem:

a) Manuel Antônio de Almeida - Memórias de um sargento de Milícias - Leonardo
b) Joaquim Manuel de Macedo - A Moreninha - Carolina
c) Raul Pompéia - O Ateneu - Carlos
d) Aluísio Azevedo - O Cortiço - João Romão
16. (Mackenzie) - Assinale a alternativa que não se refere ao Simbolismo.
a) Na busca de uma linguagem exótica, colorida, musical, os autores não resistem, muitas vezes, à idéia de criar novos termos.
b) Ocorre grande interesse pelo individual e pelo metafísico.
c) Há assuntos relacionados ao espiritual, místico, religioso.
d) Nota-se o emprego constante de aliterações e assonâncias.
e) Busca-se uma poesia formalmente perfeita, impassível e universalizante

17 - (Ufes) - Maior importância conferida às sensações produzidas pelas coisas do que às coisas em si, visão do tempo como algo que não se pode captar e aparência fugidia das pessoas, objetos e paisagens são algumas das características de um estilo de época que se conhece como:
a) Romantismo.
b) Parnasianismo.
c) Simbolismo.
d) Impressionismo.
e) Modernismo

AVALIAÇÃO GLOBAL DE LINGUA PORTUGUESA - 3° ANO A


AVALIAÇÃO DE LINGUA PORTUGUESA
NOME: _______________________________________ SÉRIE: 3º Ano ____ NOTA: _______
DATA: _____/____/11    PROFA. Socorro Batista

CONTEUDO PROGRAMATICO DE AVALIAÇÃO: MODERNISMO, QUESTÕES INTERPRETATIVAS E ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

1 – (CESGRANRIO) Assinale a opção em que se alteram sentido da oração “porque o gênio de um não se confunde com o do outro”.
  1. Não obstante o gênio de um com o do outro
  2. Por não se confundir o gênio de um com o do outro
  3. Uma vez que o gênio de um não se confunde com o do outro
  4. Porquanto o gênio de um não se confunde com o do outro
  5. Em vista de o gênio de um não se confundir com o do outro

2 - (UFFR) Na frase “Se eu te amasse, morreria”, classifique as orações, pela ordem em que se encontram:
Primeira oração segunda oração
  1. subord. adv. concessiva principal
  2. subord. adv. condicional principal
  3. subord. adjetiva coord. adversativa
  4. subord. subst. subjetiva coord. assindética
  5. principal coord. Sindética

3 - (ESAN) Na frase “Como anoitecesse, recolhi-me pouco depois e deitei-me.” (Monteiro Lobato):
A oração destacada é:
  1. oração coordenada sindética explicativa
  2. oração subordinada adverbial causal.
  3. oração subordinada adverbial conformativa
  4. oração subordinada adjetiva explicativa
  5. oração subordinada adverbial final

4 - (FUND. LUSÍADA) No período:
“Procederam segundo ordenava a lei”, existe uma oração subordinada:
  1. consecutiva
  2. conformativa
  3. condicional
  4. causal
  5. concessiva

5 – (FUVEST) No período “Ainda que fosse bom jogador, não ganharia a partida”, a oração destacada encerra idéia de:
  1. causa
  2. concessão
  3. fim
  4. condição
  5. proporção

6 – (PUC/CAMPINAS) “Nunca chegará ao fim, por mais depressa que ande”.
A oração destacada é:
  1. subordinada adverbial causal
  2. subordinada adverbial concessiva
  3. subordinada adverbial condicional
  4. subordinada adverbial consecutiva
  5. subordinada adverbial comparativa

7 - (UFSC) Assinale a oração subordinada adverbial final:
  1. “... mal o sol havia raiado, Pedrinho entrou em casa...”
  2. “Nos dias que se seguiram foram aparecendo as folhas”.
  3. “Uma tarde, ao voltar da sanga, Ana viu Maneco Terra e o neto...”
  4. “Depois viraram a terra, trabalhando de sol a sol.”
  5. “... Maneco e Antonio aprontaram a terra para plantar o trigo.”

8 - (FCC-BA) Fazendo um paralelo entre Os Sertões, de Euclides da Cunha, e Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, pode-se afirmar:
a. Em ambas as obras predomina o espírito científico, sendo analisados aspectos da realidade brasileira.
b. Ambas têm por cenário o sertão do Brasil setentrional, sendo numerosas as referências à flora e à fauna.
c. Ambas as obras, criações de autores dotados de gênio, muito enriqueceram a nossa literatura regional de ficção.
d. Ambas têm como principal objetivo denunciar o nosso subdesenvolvimento, revelando a miséria física e moral do homem do sertão.
e. Tendo cada uma suas peculiaridades estilísticas, são ambas produto de intensa elaboração de linguagem.

9 - (UNITAU-SP) "Só ele não fala, não canta, não ri, não ama. Só ele, no meio de tanta vida, não vive.”
Os comentários acima são endereçados por Monteiro Lobato:
a. ao nordestino.
b. ao menor.
c. ao sertão.
d. ao caboclo.
e. ao paulistano.

11. (CESESP-PE)
"Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
Mais vasto é meu coração."

Nessa estrofe, o poeta:
a) Deixa claro que desejaria mudar de nome.
b) Declara que seu nome é sonoro por causa da rima.
c) Afirma que a questão central não é o nome e sim a sua origem.
d) Tem dúvida quanto ao tamanho do seu coração.
e) Sugere que a atividade poética não consiste apenas em "fazer rimas"

12 – Que ano a Semana de Arte Moderna teve início:
  1. 1922
  2. 1892
  3. 1792
  4. 1978

13 - (Unaerp-SP) Leia o trecho do poema de Álvaro de Campos, heterônimo pessoa, e, em seguida, selecione a opção que traz duas características da obra do autor evidentes no texto.
Eu é que sei. Coitado dele!
Que bom poder me revoltar num comício
dentro da minha alma.
Mas até nem parvo sou!
Nem tenho a defesa de poder ter opiniões sociais.
Não tenho mesmo defesa nenhuma: sou lúcido.
Não me queiram converter a convicção: sou lúcido.
Já disse: sou lúcido
Nada de estéticas com o coração: sou lúcido.
Merda! Sou lúcido!

a) aceitação da ordem social e comiseração;
b) emoção e ambição social;
c) indiferença e incerteza;
d) lucidez e linguagem irreverente;
e) inteligência e parvoíce.

14 - Quem escreveu o livro Jeca Tatu, Vou embora para Pasárgada, No meio do caminho tinha uma pedra são respectivamente de:
  1. Lima Barreto, Augusto dos Anjos, Monteiro Lobato
  2. Monteiro Lobato, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade
  3. Carlos Drummond de Andrade, augusto dos Anjos e Lima Barreto
  4. Tarsila do Amaral, Mario de Andrade, Carlos Drummond de Andrade
  5. Nenhuma das alternativas está correta.

15 - (Enem-MEC) “Poética, de Manuel Bandeira, é quase um manifesto do movimento modernista brasileiro de 1922. No poema, o autor elabora crítica e propostas que representam o pensamento estático predominante na época.
Com base no poema, podemos afirmar corretamente que o poeta:

a) critica o lirismo louco do movimento modernista.
b) critica todo e qualquer lirismo na Literatura.
c) propõe o retorno ao lirismo do movimento romântico.
d) propõe o retorno ao lirismo do movimento clássico.
e) propõe a criação de um novo lirismo.

16 - (FAUS-SP) Criador da literatura infantil brasileira. Criticado por seu agnosticismo, pois era influenciado pelo evolucionismo, positivismo e materialismo de fins do século passado.
a. Monteiro Lobato
b. Jorge de Lima
c. Rui Barbosa
d. José de Anchieta
e. José Lins do Rego

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

AVALIAÇÃO GLOBAL DE LINGUA INGLESA - 3° ANO


AVALIAÇÃO DE LINGUA INGLESA

NOME: _______________________________________ SÉRIE: 3º Ano ____ 

SCORE: _______ DATA: _____/____/11 PROFA. Socorro Batista

CONTEUDO PROGRAMATICO DE AVALIAÇÃO: PRESENT TENSE, PRESENTE CONTINUO TENSE, QUESTÕES INTERPRETATIVAS E VERB TO BE (PRESENTE E PASSADO)

Marque as alternativas corretas:

1 - Sheila  __________ to San Francisco this morninga)

a) Drives   b) is driving
2 – what _________ to eat now?

a) Do you want     b) are you wanting
3 - Jack ____________ that funny hat again

a)Is wearing      b) wears

4 – I’m sorry I can’t look at you. I___________ the kids in the in the playground. You know kids _____________ careless sometimes.
  1. watch – are being
  2. watch – is
  3. am watching – are

5 – Don’t look back guess who ________ towards us. She _________ her beautiful red dress,
  1. comes – wears
  2. is coming – wears
  3. Is coming – is wearing

6 – Globalization
  1. Is nothing new
  2. Isn’t bringing new opportunites
  3. Is interdependent

7 – Organized crime
  1. Is influenced by technological change
  2. Respects the borders of countries
  3. Is an international problem

8 – Alice _________ up when the telephone rang
  1. Gets
  2. Is getting
  3. Was getting

9 - I could tell she was sad because she _______
  1. Cries
  2. Is crying
  3. was crying

10 - Mark true or false (V ou F)

  1. O Halloween é uma festa de caráter católica que se comemora sempre no mês de outubro de cada ano
  2. O símbolo maior das festas do Halloween são as bruxas
  3. Trick or treats é a denominação de brincadeiras e travessuras
  4. O Halloween tem sua origem nas terras Celtas (Gran Bretanha)
  5. A magia negra está incorporada aos rituais de Halloween, e um dos pontos da magia é a utilização do gato preto (black cat) amigo inseparável das Witches.

  1. V, F, F, V, V
  2. V, V, V, F, F
  3. F, F, F, V, V
  4. F, V, F, V, V
  5. V, F, F, V, F

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GOOD LUCK


AVALIAÇÃO GLOBAL DE LINGUA INGLESA 2° ANO


AVALIAÇÃO DE LINGUA INGLESA

NOME: _______________________________________ SÉRIE: 2º Ano ____ 

DATA: _____/____/11 PROFA. Socorro Batista

CONTEUDO PROGRAMATICO DE AVALIAÇÃO: PRESENT TENSE, PRESENTE CONTINUO TENSE, QUESTÕES INTERPRETATIVAS E VERB TO BE (PRESENTE E PASSADO)

Marque as alternativas corretas:

1 – The children ________ sleeping now. Don’t make any noise.
  1. Is           b) are

2 - The baby ________ sleeping now.
  1. Is          b) are

3 – My computer_________ working perfectly with the new software
  1. Is                  b) are

4 - Globalization
  1. Is nothing new
  2. Isn’t bringing new opportunites
  3. Is interdependent

5 – Organized crime
  1. Is influenced by technological change
  2. Respects the borders of countries
  3. Is an international problem

6 – O plural de hat, girl, fix é
  1. hates, girl, fixes
  2. hats, girls, fixes
  3. hat, girls, fix
  4. hates, girls, fixes

7 - Sheila  __________ to San Francisco this morninga

a)Drives            b) is driving

8 – what _________ to eat now?

a) Do you want b) are you wanting

9 - Jack ____________ that funny hat again

a) Is wearing b) wears

10 – I’m sorry I can’t look at you. I___________ the kids in the in the playground. You know kids _____________ careless sometimes.
  1. watch – are being
  2. watch – is
  3. am watching – are

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GOOD LUCK

AVALIAÇÃO GLOBAL - TURMA 1° ANO


AVALIAÇÃO DE LINGUA INGLESA

NOME: _______________________________________ SÉRIE: 1º Ano _____ 

SCORE: _______ DATA: _____/____/11          PROFA. Socorro Batista

CONTEUDO PROGRAMATICO DE AVALIAÇÃO: PRESENTE TENSE, VERB TO BE (PRESENTE E PASSADO, QUESTÕES INTERPRETATIVAS E PLURAL DOS SUBSTANTIVOS)

Marque as alternativas corretas:

1 – A forma do plural de baby e tomato é:

a) babys e tomatoes   b) babies e tomatoes   c) babies e tomatos
2 - A forma do plural de church e boy é:
a) church e boys     b) churches e boys   c) churches e boy
    3 - A forma do plural de day e box é:
    a)  dayes e boxes    b) days e boxes   c) days e boxs

      4 - A forma do plural de bus e classe é
       
      a) buss e classes  b) buss e class  c) buses e classes

        5 – The children ________ sleeping now.
        a) Is      b) are
          6 – My computer_________ working perfectly with the new software
          a) Is              b) are
            7 - Globalization
            1. Is nothing new
            2. Isn’t bringing new opportunites
            3. Is interdependent

            8 – Organized crime
            1. Is influenced by technological change
            2. Respects the borders of countries
            3. Is an international problem

            9 – O plural de hat, girl, fix é
            1. hates, girl, fixes
            2. hats, girls, fixes
            3. hat, girls, fix
            4. hates, girls, fixes

            10 - Mark true or false (V ou F)

            1. O Halloween é uma festa de caráter católica que se comemora sempre no mês de outubro de cada ano
            2. O símbolo maior das festas do Halloween são as bruxas
            3. Trick or treats é a denominação de brincadeiras e travessuras
            4. O Halloween tem sua origem nas terras Celtas (Gran Bretanha)
            5. A magia negra está incorporada aos rituais de Halloween, e um dos pontos da magia é a utilização do gato preto (black cat) amigo inseparável das Witches.

            1. V, F, F, V, V
            2. V, V, V, F, F
            3. F, F, F, V, V
            4. F, V, F, V, V
            5. V, F, F, V, F

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            GOOD LUCK

            sexta-feira, 23 de setembro de 2011

            CLASSES GRAMATICAIS E EXERCICIO DE APRENDIZAGEM


            Preposição



            PREPOSIÇÃO "classe gramatical" Definição: Preposição é a palavra invariável que liga dois termos da oração, subordinando um ao outro.
            Exemplo:
            • Gostava de flores.
            • Moravam em Paris.
            • É um problema fácil de resolver.
            • É um filme impróprio para menores.
            Classificação das preposições: As preposições se classificam em essenciais e acidentais.
            Acidentais
            São palavras que, embora não sejam efetivamente preposições, podem funcionar como tal. 
            Podemos destacar dentre elas:
            • afora,
            • consoante,
            • salvo,
            • conforme,
            • exceto,
            • durante...
            Essenciais
            São aquelas que sempre funcionam como preposição:
            • a,
            • após,
            • ante,
            • até,
            • com,
            • contra,
            • de,
            • desde,
            • em,
            • entre,
            • para,
            • per,
            • perante,
            • por,
            • sem,
            • sob,
            • sobre,
            • trás.
            Locução prepositiva
            Definição: damos o nome de locução prepositiva ao conjunto de duas ou mais palavras 
            com o conjunto de preposição:
            • abaixo de,
            • acerca de,
            • a fim de,
            • ao lado de,
            • apesar de,
            • através de,
            • de acordo com,
            • embaixo de,
            • em frente a,
            • em vez de,
            • junto de,
            • para com,
            • perto de,
            • por entre.
            Exemplos:
            • Eram afáveis para com os amigos.
            • a proposta estava de acordo com o pedido.
            Emprego das preposições
            As preposições podem estabelecer variadas relações entre os termos que ligam.
            Exemplos:
            • Chegou de ônibus. (meio)
            • Voltou de Pernambuco. (origem)
            • Saiu com os amigos. (companhia)
            • Vivia sem dinheiro. (falta ou ausência)
            • Discursava para convencer. (finalidade)
            • Morava em uma praia distante. (lugar)
            • Morreu de fome. (modo)
            • Usava um chapéu de palha. (matéria)
            • O carro de Paulo é antigo. (posse)
            • Conversavam sobre futebol. (assunto)

            Interjeição



            As interjeições são palavras invariáveis que exprimem estados emocionais, ou mais abrangente: sensações e estados de espírito; ou até mesmo servem como auxiliadoras expressivas para o interlocutor, já que, lhe permitem a adoção de um comportamento que pode dispensar estruturas linguísticas mais elaboradas.
            As interjeições podem ser classificadas de acordo com o sentimento que traduzem. Segue alguns exemplos para cada emoção:
            • Alegria: oba!, eba!, viva!, oh!, ah!, uhu!, eh! , gol!, que bom!, iupi!
            • Saudação: oi!, olá!, salve!, adeus!, viva!, alô!
            • Alívio: ufa!, uf!, ah!, ainda bem!, arre!
            • Animação, estímulo: coragem!, avante!, firme!, vamos!, eia!
            • Aprovação: bravo!, bis!, viva!, muito bem!
            • Desejo: tomara!, oxalá!, queira deus!, oh!, pudera!
            • Dor: ai! ui!
            • admiração: ah!, chi!, ih!, oh!, uh!, ué!, puxa!, uau!, caramba!, caraca!, putz!, gente!, céus!, uai!, horra!, nossa! (francês: oh lala)
            • Impaciência: hum!, hem!, raios!, diabo!, puxa!, pô!
            • Invocação: alô!, olá!, psiu!, socorro!, ei!, eh!, ô!
            • Medo: credo!, cruzes! uh!, ui!, socorro!
            Outros exemplos que não representam emoções:
            • Ordem: silêncio! alto! basta! chega! quietos!
            • Derivados do inglês: yes! ok!
            Os principais tipos de interjeição são aqueles que exprimem:
            • a) afugentamento: arreda!, fora!, passa!, sai!, roda!, rua!, toca!, xô!, xô pra lá!
            • b) alegria ou admiração: oh!, ah!, olá!, olé!, eta!, eia!
            • c) advertência: alerta!, cuidado!, alto lá!, calma!, olha!, Fogo!
            • d) admiração: puxa!
            • e) alívio: ufa!, arre!, também!
            • f) animação: coragem!, eia!, avante!, upa!, vamos!
            • g) apelo: alô!, olá!, ó!
            • h) aplauso: bis!, bem!, bravo!, viva!, apoiado!, fiufiu!, hup!, hurra!, isso!, muito bem!, parabéns!
            • i) agradecimento: graças a Deus!, obrigado!, obrigada!, agradecido!
            • j) chamamento: Alô!, hei!, olá!, psiu!, pst!, socorro!
            • k) estímulo: ânimo!, adiante!, avante!, eia!, coragem!, firme!, força!, toca!, upa!, vamos!
            • l) desculpa: perdão!
            • m) desejo: oh!, xalá head xala não importa o que aconteça tenha a força com você!, tomara!, pudera!, queira Deus!, quem me dera!,
            • n) despedida: adeus!, até logo!, bai-bai!, tchau!
            • o) dor: ai!, ui!, ai de mim!
            • p) dúvida: hum! Hem!
            • q) cessação: basta!, para!
            • r) invocação: alô!, ô, olá!
            • s) espanto: uai!, hi!, ali!, ué!, ih!, oh!, poxa!, quê!, caramba!, nossa!, opa!, Virgem!, xi!, terremoto!, barrabás!, barbaridade!, meu Deus!, menino Jesus!
            • t) impaciência: arre!, hum!, puxa!, raios!
            • u) saudação: ave!, olá!, ora viva!, salve!, viva!, adeus!,
            • v) saudade: ah!, oh!
            • w) silêncio: psiu!, silêncio!, calada!, psiu! (bem demorado), psit!
            • x) suspensão: alto!, alto lá!
            • y) terror: credo!, cruzes!, Jesus!, que medo!, uh!, ui!, fogo!, barbaridade!
            • z) interrogação: hei!…
                desapontamento: puxa!
            A compreensão de uma interjeição depende da análise do contexto em que ela aparece. Quando a interjeição é expressada com mais de um vocábulo, recebe o nome de locução interjetiva. Ora bolas!, cruz credo!, MASPOXAVIDA!, valha-me Deus!, se Deus quiser! Macacos me mordam!
            A interjeição é considerada palavra-frase, caracterizando-se como uma estrutura à parte. Não desempenha função sintática.
            Exercícios sobre preposição

            Questões:
            01.  (PUC-SP) Use o sinal de crase, se necessário:

                  a) Não vai
            a festas nem a reuniões.

                  b) Chegamos
            a Universidade as oito horas.

             
            02.  (FUVEST) No final da Guerra Civil americana, o ex-coronel ianque (...) sai à caça do soldado desertor que realizou assalto a trem com confederados. (O Estado de S. Paulo, 15/09/95)

            O uso da preposição com permite diferentes interpretações da frase acima.

            a) Reescreva-a de duas maneiras diversas, de modo que haja um sentido diferente em cada uma.

            b) Indique, para cada uma das reações, a noção expressa da preposição com.



            03.  (UFPA) No trecho: “(O Rio) não se industrializou, deixou explodir a questão social, fermentada por mais de dois milhões de favelados, e inchou, à exaustão, uma máquina administrativa que não funciona...”, a preposição a (que está contraída com o artigo a) traduz uma relação de:

            a) fim
            b) causa
            c) concessão
            d) limite
            e) modo
            04.  (INATEL) Assinale a alternativa em que a norma culta não aceita a contração da preposição de:

            a) Aos prantos, despedi-me
            dela.
            b) Está na hora
            da criança dormir.
            c) Falava
            das colegas em público.
            d) Retirei os livros
            das prateleiras para limpá-los.
            e) O local
            da chacina estava interditado.
            05. Assinale a alternativa em que a preposição destacada estabeleça o mesmo tipo de relação que na frase matriz: Criaram-se a pão e água.

                  a) Desejo todo o bem
            a você.
                  b)
            A julgar por esses dados, tudo está perdido.
                  c) Feriram-me
            a pauladas.
                  d) Andou
            a colher alguns frutos do mar.
                  e)
            Ao entardecer, estarei aí.
            06. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que a preposição com traduz uma relação de instrumento:

                  a) "Teria sorte nos outros lugares, com gente estranha."
                  b) "Com o meu avô cada vez mais perto de mim, o Santa Rosa seria um inferno."
                  c) "Não fumava, e nenhum livro com força de me prender."
                  d) "Trancava-me no quarto fugindo do aperreio, matando-as com jornais."
                  e) "Andavam por cima do papel estendido com outras já pregadas no breu."
            07. (FAU - SANTOS) "O policial recebeu o ladrão a bala. Foi necessário apenas um disparo; o assaltante recebeu a bala na cabeça e morreu na hora."

            No texto, os vocábulos em destaque são respectivamente:

                  a) preposição e artigo
                  b) preposição e preposição
                  c) artigo e artigo
                  d) artigo e preposição
                  e) artigo e pronome indefinido
            08. (UNIMEP) "Depois a mãe recolhe as velas, torna a guardá-las na bolsa.", os vocábulos em destaque são, respectivamente:

                  a) pronome pessoal oblíquo, preposição, artigo
                  b) artigo, preposição, pronome pessoal oblíquo
                  c) artigo, pronome demonstrativo, pronome pessoal oblíquo
                  d) artigo, preposição, pronome demonstrativo
                  e) preposição, pronome demonstrativo, pronome pessoal oblíquo.
            09. (FAC. RUI BARBOSA) Assinale a alternativa em que ocorre combinação de uma preposição com um pronome demonstrativo:

                  a) Estou na mesma situação.
                  b) Neste momento, encerramos nossas transmissões.
                  c) Daqui não saio.
                  d) Ando só pela vida.
                  e) Acordei num lugar estranho.
            10. (FECAP) Classifique a palavra como nas construções seguintes, numerando, convenientemente, os parênteses. A seguir, assinale a alternativa correta:

                  1) Preposição
                  2) Conjunção Subordinativa Causal
                  3) Conjunção Subordinativa Conformativa
                  4) Conjunção Coordenativa Aditiva
                  5) Advérbio Interrogativo de Modo

                  (  
               ) Perguntamos como chegaste aqui.
                  (     ) Percorrera as salas como eu mandara.
                  (     ) Tinha-o como amigo.
                  (     ) Como estivesse muito frio, fiquei em casa.
                  (  
               ) Tanto ele como o irmão são meus amigos.

                  a) 2 - 4 - 5 - 3 - 1
                  b) 4 -5 - 3 - 1 - 2
                  c) 5 - 3 - 1 - 2 - 4
                  d) 3 - 1 - 2 - 4 - 5
                  e) 1 - 2 - 4 - 5 - 3

            Resolução:
            01 - a) ---------
                   b) Chegamos a Universidade às oito horas.
            02 - a) 1. No final da Guerra Civil americana, o ex-coronel ianque (...) sai à caça do soldado desertor que realizou assalto a trem que levava confederados.
            2. No final da Guerra Civil americana, o ex-coronel ianque (...) sai à caça do soldado desertor, que, com confederados, realizou assalto a trem.b) Na frase 1, com indica a relação continente-conteúdo, (trem-soldados), como em copo com água. Na frase 2, com  indica “em companhia de”. Em 1, com introduz um adjunto adnominal (de trem); em 2, introduz um adjunto adverbial de companhia.
            03 - E
            04 - B
            05 - C
            06 - C
            07 - A
            08 - B
            09 - B
            10 - C

            Aulas de Português - Classes de Palavras - Exercícios




            1. A alternativa que apresenta classes de palavras cujos sentidos podem ser modificados pelo advérbio são:
            a) adjetivo - advérbio - verbo.
            b) verbo - interjeição - conjunção.
            c) conjunção - numeral - adjetivo.
            d) adjetivo - verbo - interjeição.
            e) interjeição - advérbio - verbo.
            2. Das palavras abaixo, faz plural como "assombrações"
            a) perdão.
            b) bênção.
            c) alemão.
            d) cristão.
            e) capitão.
            3. Na oração "Ninguém está perdido se der amor...", a palavra grifada pode ser classificada como:
            a) advérbio de modo.
            b) conjunção adversativa.
            c) advérbio de condição.
            d) conjunção condicional.
            e) preposição essencial.
            4. Marque a frase em que o termo destacado expressa circunstância de causa:
            a) Quase morri de vergonha.
            b) Agi com calma.
            c) Os mudos falam com as mãos.
            d) Apesar do fracasso, ele insistiu.
            e) Aquela rua é demasiado estreita.
            5. "Enquanto punha o motor em movimento." O verbo destacado encontra-se no:
            a) Presente do subjuntivo.
            b) Pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo.
            c) Presente do indicativo.
            d) Pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
            e) Pretérito imperfeito do indicativo.
            6. Aponte a opção em que muito é pronome indefinido:
            a) O soldado amarelo falava muito bem.
            b) Havia muito bichinho ruim.
            c) Fabiano era muito desconfiado.
            d) Fabiano vacilava muito para tomar decisão.
            e) Muito eficiente era o soldado amarelo.
            7 . A flexão do número incorreta é:
            a) tabelião - tabeliães.
            b) melão - melões
            c) ermitão - ermitões.
            d) chão - chãos.
            e) catalão - catalões.
            8. Dos verbos abaixo apenas um é regular, identifique-o:
            a) pôr.
            b) adequar.
            c) copiar.
            d) reaver.
            e) brigar.
            9. A alternativa que não apresenta erro de flexão verbal no presente do indicativo é:
            a) reavejo (reaver).
            b) precavo (precaver).
            c) coloro (colorir).
            d) frijo (frigir).
            e) fedo (feder).
            10. A classe de palavras que é empregada para exprimir estados emotivos:
            a) adjetivo.
            b) interjeição.
            c) preposição.
            d) conjunção.
            e) advérbio.
            11. Todas as formas abaixo expressam um tamanho menor que o normal, exceto:
            a) saquitel.
            b) grânulo.
            c) radícula.
            d) marmita.
            e) óvulo.
            12. Em "Tem bocas que murmuram preces...", a seqüência morfológica é:
            a) verbo-substantivo-pronome relativo-verbo-substantivo.
            b) verbo-substantivo-conjunção integrante-verbo-substantivo.
            c) verbo-substantivo-conjunção coordenativa-verbo-adjetivo.
            d) verbo-adjetivo-pronome indefinido-verbo-substantivo.
            e) verbo-advérbio-pronome relativo-verbo-substantivo.
            13. A alternativa que possui todos os substantivos corretamente colocados no plural é:
            a) couve-flores / amores-perfeitos / boas-vidas.
            b) tico-ticos / bem-te-vis / joões-de-barro.
            c) terças-feiras / mãos-de-obras / guarda-roupas.
            d) arco-íris / portas-bandeiras / sacas-rolhas.
            e) dias-a-dia / lufa-lufas / capitães-mor.
            14. "...os cipós que se emaranhavam..." . A palavra sublinhada é:
            a) conjunção explicativa.
            b) conjunção integrante.
            c) pronome relativo.
            d) advérbio interrogativo.
            e) preposição acidental.
            15. Indique a frase em que o verbo se encontra na 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo:
            a) Faça o trabalho.
            b) Acabe a lição.
            c) Mande a carta.
            d) Dize a verdade.
            e) Beba água filtrada.
            16. Em "Escrever é alguma coisa extremamente forte, mas que pode me trair e me abandonar.", as palavras grifadas podem ser classificadas como, respectivamente:
            a) pronome adjetivo - conjunção aditiva.
            b) pronome interrogativo - conjunção aditiva.
            c) pronome substantivo - conjunção alternativa.
            d) pronome adjetivo - conjunção adversativa.
            e) pronome interrogativo - conjunção alternativa.
            17. Marque o item em que a análise morfológica da palavra sublinhada não está correta:
            a) Ele dirige perigosamente - (advérbio).
            b) Nada foi feito para resolver a questão - (pronome indefinido).
            c) O cantar dos pássaros alegra as manhãs - (verbo).
            d) A metade da classe já chegou - (numeral).
            e) Os jovens gostam de cantar música moderna - (verbo).
            18. Quanto à flexão de grau, o substantivo que difere dos demais é:
            a) viela.
            b) vilarejo.
            c) ratazana.
            d) ruela.
            e) sineta.
            19. Está errada a flexão verbal em:
            a) Eu intervim no caso.
            b) Requeri a pensão alimentícia.
            c) Quando eu ver a nova casa, aviso você
            d) Anseio por sua felicidade.
            e) Não pudeste falar.
            20. Das classes de palavra abaixo, as invariáveis são:
            a) interjeição - advérbio - pronome possessivo.
            b) numeral - substantivo - conjunção.
            c) artigo - pronome demonstrativo - substantivo.
            d) adjetivo - preposição - advérbio.
            e) conjunção - interjeição - preposição.
            21. Todos os verbos abaixo são defectivos, exceto:
            a) abolir.
            b) colorir.
            c) extorquir.
            d) falir.
            e) exprimir.
            22. O substantivo composto que está indevidamente escrito no plural é:
            a) mulas-sem-cabeça.
            b) cavalos-vapor.
            c) abaixos-assinados.
            d) quebra-mares.
            e) pães-de-ló.
            23. A alternativa que apresenta um substantivo invariável e um variável, respectivamente, é:
            a) vírus - revés.
            b) fênix - ourives.
            c) ananás - gás.
            d) oásis - alferes.
            e) faquir - álcool.
            24. "Paula mirou-se no espelho das águas": Esta oração contém um verbo na voz:
            a) ativa.
            b) passiva analítica.
            c) passiva pronominal.
            d) reflexiva recíproca.
            e) reflexiva.
            25. O único substantivo que não é sobrecomum é:
            a) verdugo.
            b) manequim.
            c) pianista.
            d) criança.
            e) indivíduo.
            26. A alternativa que apresenta um verbo indevidamente flexionado no presente do subjuntivo é:
            a) vade.
            b) valham.
            c) meçais.
            d) pulais.
            e) caibamos.
            27. A alternativa que apresenta uma flexão incorreta do verbo no imperativo é:
            a) dize.
            b) faz.
            c) crede.
            d) traze.
            e) acudi.
            28. A única forma que não corresponde a um particípio é:
            a) roto.
            b) nato.
            c) incluso.
            d) sepulto.
            e) impoluto.
            29. Na frase: "Apieda-te qualquer sandeu", a palavra sandeu (idiota, imbecil) é um substantivo:
            a) comum, concreto e sobrecomum
            b) concreto, simples e comum de dois gêneros.
            c) simples, abstrato e feminino.
            d) comum, simples e masculino
            e) simples, abstrato e masculino.
            30. A alternativa em que não há erro de flexão do verbo é:
            a) Nós hemos de vencer.
            b) Deixa que eu coloro este desenho.
            c) Pega a pasta e a flanela e pole o meu carro.
            d) Eu reavi o meu caderno que estava perdido.
            e) Aderir, eu adiro; mas não é por muito tempo!
            31. Em "Imaginou-o, assim caído..." a palavra destacada, morfologicamente e sintaticamente, é:
            a) artigo e adjunto adnominal.
            b) artigo e objeto direto.
            c) pronome oblíquo e objeto direto.
            d) pronome oblíquo e adjunto adnominal.
            e) pronome oblíquo e objeto indireto.
            32. O item em que temos um adjetivo em grau superlativo absoluto é:
            a) Está chovendo bastante.
            b) Ele é um bom funcionário.
            c) João Brandão é mais dedicado que o vigia.
            d) Sou o funcionário mais dedicado da repartição.
            e) João Brandão foi tremendamente inocente.
            33. A alternativa em que o verbo abolir está incorretamente flexionado é:
            a) Tu abolirás.
            b) Nós aboliremos.
            c) Aboli vós.
            d) Eu abolo.
            e) Eles aboliram.
            34. A alternativa em que o verbo "precaver" está corretamente flexionado é:
            a) Eu precavejo.
            b) Precavê tu.
            c) Que ele precavenha.
            d) Eles precavêm.
            e) Ela precaveu.
            35. A única alternativa em que as palavras são, respectivamente, substantivo abstrato, adjetivo biforme e preposição acidental é:
            a) beijo-alegre-durante
            b) remédio-inteligente-perante
            c) feiúra-lúdico-segundo
            d) ar-parco-por
            e) dor-veloz-consoante
            1 A / 2 A / 3 D / 4 A / 5 E / 6 B / 7 E / 8 E / 9 D / 10 B / 11 D / 12 A / 13 B / 14 C / 15 D / 16 D / 17 C / 18 C / 19 C / 20 E / 21 E / 22 C / 23 A / 24 E / 25 C / 26 D / 27 B / 28 D / 29 D / 30 E / 31 C / 32 E / 33 D / 34 E / 35 C

            FIXAÇÃO DE "APRENDIZAGEM"
            EXEMPLOS DE EXERCÍCIOS RESOLVIDOS
            Analisar o sujeito das seguintes orações:
            1) O bom"aluno estuda as lições.
            R: Sujeito simples: O bom "aluno
            2) O tempo e a morte apagam tudo.
            R: Sujeito composto : O tempo e a morte.
            3) Jesus, o Nazareno, era humilde.
            R: Sujeito simples Jesus, o Nazareno
            4) "confiança em Deus leva o homem à paz.
            R Sujeito simples: a confiança en Deus.
            5) Qualificaram-no de intruso com muita razão.
            R: Sujeito indeterminado
            6) Perdoai, Senhor, a nossa fraqueza.
            R: Sujeito :Vós
            7) Convém que voltem logo.
            R: Sujeito: que voltem logo
            8) Precisa-se de empregados.
            R : Sujeito : sujeito indeterminado
            9) Fazia frio.
            R: Sujeito: Oração sem sujeito
            10) Quem bateu à porta?
            R: Sujeito simples: Quem
            11) Que queres?
            R: Sujeito simples : Tu.
            12)O menino fazia tudo.
            R: Sujeito simples: O menino
            13) Amanhece.
            R: Sujeito: Oração sem sujeito.
            14) Era tarde.
            R: Sujeito: Oração sem sujeito
            15) Havia alunos na classe.
            R: Sujeito : Oração sem sujeito
            16) A lua banha solitária a estrada
            R: Sujeito simples:a lua
            17) Comerás do pão...
            R: Sujeito simples: Tu
            18) Não havia soldados na praia de Jacaraípe.
            R: Sujeito: Oração sem sujeito.
            19) À noite, muitas pessoas trabalham.
            R: Sujeito simples: muitas pessoas
            20) Antônio e Paulo não querem nada com o estudo.
            R: Sujeito composto: Antônio e Paulo.